Fotos: Palestra “Engenheiro do Futuro”, ministrada pelo Eng Civil Márcio de Almeida Pernambuco
30 setembro 2015 em Notícias, Palestras
No dia 29 de setembro, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos – AREA, realizou em sua sede uma palestra com o tema: “Engenheiro do Futuro”, ministrada pelo Engenheiro Civil Márcio de Almeida Pernambuco, Coordenador da Comissão de Relações Públicas e Conselheiro do CREA-SP. Estiveram presentes associados da AREA e demais convidados de variadas áreas de atuação profissional. Abaixo segue um pequeno resumo, referente o tema abordado.
Por muitos anos, a engenharia foi considerada como sendo uma disciplina que formou profissionais meramente tecnologistas, não preocupados com as implicações decorrentes de sua atuação.
A engenharia hoje é uma disciplina voltada para desenvolver soluções para problemas práticos, buscando sempre a melhoria da existência humana e desempenha um papel importante em atender as satisfações e aspirações de hoje e de amanhã.
A engenharia de qualquer nação é a responsável pela história do seu desenvolvimento. Cada vez mais a criação e a produção de bens de grande valor agregado, fazem a diferença na balança comercial do mundo globalizado.
O Futuro do mundo está nas mãos dos jovens engenheiros, precisamos dar a eles toda a ajuda possível face aos desafios do futuro.
Para criar resultados positivos destacamos três características de todo profissional:
- Conhecimentos – aquilo que ele adquiriu na escola, em cursos e na vida;
- Habilidades – a capacidade de colocar esse conhecimento em prática;
- Atitudes – a capacidade de saber quando usar seus conhecimentos e habilidades de modo construtivo.
“O futuro não é o resultado da escolha entre caminhos alternativos oferecidos pelo presente, mas um lugar que é criado – criado primeiro na mente e na vontade, criado depois na atividade. O futuro não é um lugar para o qual estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos não são para ser encontrados, e a atividade de construí-los, muda tanto quem os faz quanto o destino.”
Deborah James