Fotos: Reduzindo Despesas com Energia Elétrica

19 julho 2015 em Notícias, Palestras

No dia 14 de julho, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos – AREA realizou em sua sede uma palestra que abordou o tema: “Reduzindo Despesas com Energia Elétrica” a qual foi ministrada pelo Engenheiro Elétrico Cleber Giogetti da Empresa AIGRENE. Estiveram presentes associados da AREA e demais convidados de variadas áreas de atuação profissional, ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidades de tirarem suas duvidas.

O tema teve grande êxito e todos os participantes ficaram satisfeitos. Abaixo segue um pequeno resumo, elaborado pelo Engenheiro Elétrico Cleber Giorgetti, referente o tema abordado:
“REDUZINDO DESPESAS COM ENERGIA ELÉTRICA” Muitas são as formas de reduzirmos as despesas com energia elétrica. Entretanto elas recaem em somente dois tipos de ações possíveis:

(i) Reduzir o Consumo (KWh) e

(ii) Reduzir o Custo (R$/KWh).

Inúmeras são as soluções conhecidas para reduzir o consumo, desde simplesmente deixar de usar tanta energia, desligando as coisas que a consomem, até entender melhor e implementar os conceitos de “Eficiência Energética”.
Dentro da Eficiência Energética ressaltamos o “Retrofit” do sistema de iluminação para lâmpadas LED, solução que objetiva reduzir o consumo do sistema entre 60% e 90% em relação ao atual, e um custo baixo com retorno entre 6 e 18 meses.  Ainda neste conceito, falamos sobre “Condicionamento de Energia” através de uma solução especial instalada na entrada de energia das indústrias, conseguindo uma redução entre 5% e 15% no consumo total da empresa.

Quanto à Redução de Custo do KWh, a solução segue o caminho da “Auto-Geração”, ou seja, geração de energia para consumo próprio. Dentre os diversos tipos de sistemas de geração de eletricidade, destacamos aquele que produz energia ao custo mais barato do mercado para a nossa região: Painéis Fotovoltaicos. Trata-se de painéis especiais que podem ser instalados nos telhados de residências, prédios e indústrias, e até mesmo serem usados como cobertura de estacionamento, que são capazes de gerar energia elétrica somente com a incidência da luz solar. E em se tratando de “insolação”, o Brasil é campeão, em especial a região que abrange o norte do estado de SP, oeste de MG, sul de GO e leste do MT e MS, onde encontramos a maior insolação do Brasil, gerando o maior montante de energia por metro quadrado.

Com a aquisição de um sistema fotovoltaico de geração elétrica, ficamos livres dos aumentos de tarifas, aumento de impostos, e quaisquer outros itens que corroem a lucratividade das empresas e pesam nos bolsos. Este sistema se paga em poucos anos e conta com algumas linhas de crédito especiais para empresas. Ainda faltam subsídios governamentais e linhas de crédito para pessoas físicas.

Publicações Relacionadas